Do banco da praça à poltrona do auditório: Tijuca também é endereço para quem busca conhecimento

Charme e tradição que andam de mãos dadas com entretenimento e lazer. Tais atributos podem ser associados à grande Tijuca, uma das regiões mais tradicionais do Rio de Janeiro. Da movimentada praça Saens Peña, aos piqueniques em família no parque da Quinta da Boa Vista, não faltam opções gratuitas para quem quer se distrair ou adquirir mais conhecimento. Uma delas, que acontece anualmente na Universidade Veiga de Almeida (UVA), é a Semana de Comunicação (SECOM).

A SECOM, como ficou conhecida, começou pela iniciativa dos irmãos gêmeos Marlon Pablo e Pablo Marlon, estudantes e membros do Diretório Acadêmico de Comunicação da UVA. O coordenador do curso de Jornalismo, Luís Carlos Bittencourt, destaca que, apesar de ter apoio da coordenação, a ideia era que o evento fosse inteiramente dos alunos. “Nossa intenção é que os alunos desenvolvam habilidades de liderança e trabalho em equipe na produção de um grande evento”, acrescenta.

Próximo da sua décima quinta edição, o evento tem como um dos trunfos atrair anualmente grandes nomes do campo da Comunicação Social, englobando áreas do Jornalismo, da Publicidade, da Comunicação e da Tecnologia. A professora que ministra a disciplina “Tópico em Eventos”, Ana Cristina Rosado – responsável pela organização da SECOM –, enfatiza a importância do projeto, que funciona como vitrine para os alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

“Além de ser um dos maiores eventos da universidade, é uma oportunidade de expandir a experiência daqueles que participam. O aluno que trabalha nesta disciplina pode conseguir um emprego, um estágio junto àqueles palestrantes e isso é maravilhoso!”, diz, empolgada.

Um exemplo que representa essa importância é a estudante de Publicidade Ana Carolina Barceleiro, de 23 anos. Uma das organizadoras do evento deste ano, ela conta que o fato de ter que lidar com essa responsabilidade tem sido de grande ajuda, inclusive na procura por um trabalho. “Tem sido gratificante eu poder chegar em uma entrevista e me sentir segura para dizer que consigo lidar com cronogramas apertados, trabalho em equipe e mesmo grandes demandas. É muito bom sentir essa segurança por ter tido essa experiência na faculdade”.

Apesar de acontecer internamente, a SECOM é um evento aberto ao público, o que a torna mais uma, entre tantas opções para quem procura o que fazer na grande Tijuca. O estagiário Jean Carlos da Silva, de 25 anos, comemora o fato de o projeto ser acessível e atraente a todos. “Ser de graça e aberto ao público indica também essa ideia de que a universidade pode contribuir com a sociedade de alguma forma. Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar”, completa.

Está chegando

Neste ano, o tema da SECOM vai abordar os quarenta anos de uma importante conquista da humanidade com o tema: “Tecnologia 4.0: do homem na lua ao carro no espaço”. O evento vai abordar, entre outros assuntos, inovação, marketing 4.0, realidade virtual, inteligência artificial e jornalismo de dados. As palestras – gratuitas e abertas ao público – vão acontecer no turno da manhã e da noite. Confira as informações:

Local: Rua Ibituruna, 108, Maracanã (Auditório Principal)
Data: De 20 a 23 de maio

Programação completa nas páginas oficiais do Facebook, Twitter e Instagram.

Por Márcio Corrêa, Leticia Heffer e Andressa Gabrielle (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s