Semana da Química apresenta projetos científicos no IFRJ

Com o tema “Pluralidade da Química – Os 150 anos da Tabela Periódica”, alunos de cursos como Farmácia, Alimentos e Biotecnologia estiveram envolvidos no evento

A 39° Semana da Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Maracanã, teve início nesta segunda-feira (21) , quando alunos, em parceria com professores, apresentam seus projetos científicos para o público. O tema deste ano, “Pluralidade da Química – Os 150 anos da Tabela Periódica”, traz conhecimento e curiosidades à espectadores.

O objetivo do evento tem como base a troca do conhecimento técnico-científico e cultural entre o corpo discente e a comunidade. Questões que permeiam a temática, como saúde, meio-ambiente, diversidade e sustentabilidade, serão pauta de diversas atividades, como mesas redondas, oficinas e palestras, além da apresentação de trabalhos protagonizados pelos alunos.

A 39ª Semana da Química acontece de 21 a 26 de outubro (Foto: Letícia Cristina)

Para a estudante Beatriz Freitas a Semana da Química marca a formação e desenvolve habilidades e competências específicas. “A Semana da Química é de extrema importância para os alunos que participam apresentando trabalhos, pois nos proporciona o prazer de transmitir os conhecimentos ao longo do curso técnico, além de permitir nos enxergarmos não só como alunos, mas como pesquisadores. Foi na Semana da Química que desenvolvi paixão pela pesquisa”, conta.

Além dos próprios alunos, o evento também se mostra valioso para a comunidade, especialmente às crianças. “A Semana da Química é importante também para as pessoas que assistem aos projetos. São abordados assuntos de grande relevância para a sociedade. Escolas da redondeza visitam o IFRJ para assistirem aos projetos, assim deixamos de ser uma exposição de pesquisas e passa a ser um lugar que leva às crianças uma possibilidade de sonhar estar no nosso lugar no futuro. É muito gratificante vê-las admiradas e com brilho nos olhos com nossas apresentações”, acredita Beatriz.

A Semana da Química acontece de 21 a 26 de outubro no IFRJ e é aberta ao público. O Instituto fica na Rua Senador Furtado 121, Maracanã.

Por Imina Batista, Letícia Cristina , Matheus Lima e Jorge Barbosa (Jornal Online)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s