Adiado, o Rock 80 Festival ainda não tem data para acontecer

O evento contaria com cervejas especiais, música, gastronomia e espaço para as crianças no fim de março na Quinta da Boa Vista

O Rock 80 Festival, que já acontece há dois anos, teria a sua primeira edição na Quinta da Boa Vista, nos dias 28 e 29 de março. O festival foi só mais um dos eventos que precisou ser adiado após a declaração de pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19. Com entrada gratuita e com arrecadação de alimentos não-perecíveis, o evento teria shows de rock dos anos 80, gastronomia e oficinas infantis.

O produtor geral e também CEO da Corporate Events Brasil, empresa que produz o festival, Fernando Fernandes, explica que os objetivos do evento são trazer a renovação do cenário do Rock nacional; ajudar famílias carentes, através da música, com a doação dos alimentos; e oferecer uma atividade cultural diferente. No caso da escolha da Quinta da Boa Vista, ele afirma que foi a opção que melhor se enquadrou no que esperam para o evento.

“Todos os locais que optamos são pontos turísticos. E a Quinta possui um grande potencial, justamente por ficar em uma região cercada de diversos bairros que, geralmente, não têm uma programação musical e familiar. O nosso público são, em sua maioria, pais de família que querem se divertir com seus filhos e com segurança”.

Mas o evento atraiu públicos de outras regiões. Para o estudante de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Erick Oliveira, foi difícil não se interessar pelo Festival, já que ele gosta de rock, toca baixo e já participou de bandas. “A ideia me pareceu muito boa. Uma mistura de música, comida e um ponto turístico tão famoso da cidade, tudo de graça? Não é algo fácil de achar!”, conta o estudante. 

Apesar da declaração de pandemia ter sido feita no dia 11 de março, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi só na sexta-feira, dia 13, que o Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, entrou ao vivo para explicar as novas ações de combate a proliferação do vírus. Nessa declaração o governador suspendeu, por pelo menos 30 dias, podendo se estender se necessário, as aulas nas escolas do estado e incentivou a população a ficar em casa e longe de aglomerações.

Após o depoimento, diversos eventos passaram a cancelar ou adiar a data para cumprir com as ações do governo. “Quanto mais pessoas circulam, mais pessoas se infectam e assim os leitos nos hospitais se enchem. Vamos nos preservar e preservar o próximo. Esse é o momento de pensar na coletividade”, comenta Brígida Rodrigues, enfermeira residente da Saúde da Família.

Para Fernando Fernandes, o adiamento não ocorreu, somente, por conta do decreto imposto pelo governo, e sim, também, com o objetivo de seguir as normas de segurança para evitar a contaminação da população. “Todos devem fazer a sua parte e levar essa situação a sério. E, realmente, usar como base o que está acontecendo nos outros países. Precisamos seguir as normas de conduta e de higiene”, comenta o produtor geral.

A estudante de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF), Beatriz Solto Maior, que descobriu o evento através de um convite de uma amiga, também acredita que o adiamento do evento se trata não somente de uma medida de proteção, mas, também, de saúde pública. Sendo necessário então, ter a responsabilidade com o outro. “Quando esses eventos são cancelados mostram para a população que algo grave está acontecendo. É um evento, que por mais que seja ao ar livre, envolvia o contato entre muitas pessoas, desde a produção do evento ao público. É uma questão de conscientização e uma questão de cuidado com o outro”. 

Por Fabyane Melo, Fabyene Melo e Caroline Belo (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s