As diferentes formas de utilizar o tempo durante período de reclusão

A crise causada pelo corona vírus tem mudado a rotina de toda sociedade e isso contribuiu para medidas protetivas para a população, principalmente a mais idosa. O isolamento social é uma das medidas tomadas pelo governo visando a proteção contra a pandemia do COVID-19 que se espalhou pelo mundo. No Brasil, as pessoas tem mostrado diversas maneiras de se manter distraídos em casa durante todo o surto.

O estudante Matheus Marlleta Carvão Rolim, de 21 anos e morador do bairro da Tijuca, tem buscado organizar mais a casa desde o início do distanciamento social. “No começo eu estava tentando entender o que realmente estava acontecendo e fiquei um pouco desregulado da minha rotina normal, foi aí que eu aproveitei para arrumar o quarto onde colocamos de tudo que não precisamos, eu e minha mãe há anos que tentávamos ajeitar tudo”.

Matheus Marlleta Carvão aproveita a quarentena jogando vídeo game (Foto: Arquivo pessoal/Matheus Marlleta)

Já o estudante de História e servidor público da UERJ, Diogo Alan Ferreira de Barros, de 41 anos, está utilizando o tempo para inovar tanto na cozinha quanto na forma de interagir com os amigos. “Como eu gosto de inventar coisas na cozinha, andei fazendo almoço, pizza, bolo para distrair e para não deixar de conversar com meus amigos nós até fizemos vídeo chamada e jogamos Stop pelo celular”, conta.

Diogo Alan Ferreira de Barros na Marquês de Sapucaí antes da quarentena (Foto: Arquivo pessoal/Diogo Alan)

Não somente tijucanos, mas moradores de todos as cidades do Rio tem procurado a se manter na rotina de forma diferente, como é o caso do estudante de jornalismo Paulo Alberto. Morador de São João de Meriti, ele tem se mantido em isolamento social, porém continua com a sessão de exercícios para se manter em forma. O estudante ainda fala sobre sua rotina de treinamentos como algo comum. “Desde jovem eu gostei de me exercitar, seja em casa fazendo abdominal e flexão ou na academia. Estar malhando me ajuda muito a aliviar a tensão do dia-a-dia e refletir sobre a vida”.

Paulo Alberto se exercitando durante o tempo de pandemia

Se manter ocupado é importante, mas continuar com atividades físicas é essencial. O personal trainer José Antônio Santos Calheiro, de 23 anos, ressalta a importância de ainda se manter ativo fisicamente durante esse período de distanciamento social. “Manter-se ativo nas atividades físicas é essencial por conta do seu corpo estar sempre trabalhando para produzir mais anticorpos e assim mantendo a pessoa saudável e também desestressada”, explica.

Para o personal trainer José Antônio, se manter ativo é essencial neste momento (Foto: Arquivo pessoal/José Antônio)

Algumas dicas também foram passadas pelo personal trainer José Antônio para a prática de atividade física em casa como:

• Dedique um espaço da casa para o home office. Evite trabalhar sentado ou deitado na cama para não abusar da sua postura. Procure sentar-se em uma cadeira confortável e em uma mesa para apoiar suas coisas

• Durma bem. Ter uma boa noite de sono ajuda a diminuir o estresse e a manter a produtividade durante o trabalho.

• Não há necessidade se vestir com trajes específicos, mas trocar de roupa ao acordar o ajudará a focar nas atividades do dia.

• Faça alongamentos para o pescoço. Durante as pausas do trabalho, é importante que você alongue seu pescoço para evitar que fique duro e cause um desconforto. Uma boa dica é girar o pescoço de um lado para o outro devagar e para frente e para trás.

• Não esqueça de movimentar o pulso também. Manter os pulsos em uma só posição pode causar uma tendinite ou alguma lesão devido aos movimentos repetitivos. Procure fazer movimentos circulares com o pulso nos dois sentidos a cada hora.

• Reserve no mínimo 150 minutos semanais para atividades físicas(caminhadas, polichinelos, abdominais, cordas, etc..), ajuda a contribuir para diminuir incidências de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo o índice de mortalidade cardiovascular e geral.

Por Guilherme Campos, Karolyne Caparelli e Lucas Moreira (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s