UVA inova durante esse período de pandemia

A Universidade Veiga de Almeida promove encontros virtuais toda semana para debates com profissionais por meio de projetos do curso de Comunicação Social

A Universidade Veiga de Almeida tem usado a criatividade e inovação para incentivar a comunidade acadêmica a se manter ativa durante o período de isolamento social. O curso de Comunicação Social da UVA tem produzido, semanalmente, palestras virtuais, por meio de lives pelo Youtube e Instagram, para estimular o debate com os alunos, e para quem estiver interessado, sobre assuntos tratados. Dois projetos se destacam: o Media Lab Talk aborda temas direcionados para o curso de Publicidade e Propaganda e o JotaUVA Talk News, para o curso de Jornalismo. O intuito é transformar esse período de crise em um momento de aprendizado e renovação. Ou seja, manter a comunidade consciente e participativa em momentos de ócio. 

Após a declaração do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, no dia 13 de março, sobre as novas medidas de combate a proliferação do novo coronavírus, a universidade parou por 15 dias, para só depois, dar o início as aulas online. Durante esse período de adaptação, os projetos, anteriormente presenciais, tiveram que pensar em formas de se manterem nas plataformas online.

Quando os projetos como Media Lab Talk e JotaUVA Talk News passam a ser produzidos e pensados para o ambiente virtual, o alcance deixa de ser somente os alunos do curso da faculdade e passa a ser todos os estudantes interessados naquele assunto específico, o que acaba por democratizar a informação. 

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, Ediana Damasceno, acredita no sucesso da migração dessas atividades para os meios digitais em momentos de crise. “A importância está na manutenção das aulas, do aprendizado e a não perda do período acadêmico. Além de uma ocupação intelectual durante o período da quarentena”.   

O Media Lab Talk é um evento que promove conversas entre os alunos e profissionais do mercado de trabalho com o objetivo de transformar o aluno em um possível profissional do futuro com uma boa base de informações e diferenciais no mercado de trabalho. O projeto é realizado e idealizado pela Casa de Comunicação com o laboratório de mesmo nome – Media Lab -, que tem como pilares a inovação, empreendedorismo e a pesquisa.

Segunda Live do Media Lab Talk News com a Christiane Melcher (Foto: print de tela por Fabyane Melo)

O evento, que já era um projeto presencial, teve que se adaptar no ambiente virtual, sendo realizado então agora no canal do Youtube do Media Lab, semanalmente. Assuntos como, marketing digital, mercado editorial, videografismo, inteligência competitiva, varejo 4.0, inovação social e empreendedorismo social serão abordados ao longo do período.

Para o coordenador do laboratório Media Lab, Cadu Ribeiro, é preciso ficar atento às mudanças do momento atual para se atualizar. “É fundamental que o aluno fique antenado a essas convergências de mídias que estão acontecendo o tempo inteiro. E tudo que o estudante puder participar, vai agregar de certa forma para vida profissional dele. Principalmente, os eventos e as atividades que abordam os softskills, ou seja, que mostra como aprender a ter empatia, a trabalhar em grupo, as frustrações”.

Já o JotaUVA Talk News é um evento que ocorre semanalmente por meio de lives no Instagram do JotaUVA, a não ser a primeira que ocorreu na página do Facebook do blog, que é um blog online, feito pelos alunos de Jornalismo, que aborda temas universitários e acadêmicos. O blog é produzido pela Agência de Comunicação Institucional (AgeCom) do curso, que também está presencialmente no laboratório Media Lab, junto com o apoio da Casa de Comunicação. 

Primeira live do Jota UVA Talk News pelo Facebook com a repórter da Radio Band News FM (Foto: print de tela por Fabyane Melo)

O projeto visa estabelecer o contato entre os nossos alunos e os profissionais do Jornalismo para que debatam sobre as rotinas de produção da notícia, de ações de comunicação interna, e de endomarketing. As conversas também estavam programadas para acontecer presencialmente, mas após a declaração de isolamento social e a virtualização das aulas, foi preciso pensar em formas de manter o projeto. Assuntos como a importância e desafios do Jornalismo em tempos de Coronavírus, Jornalismo independente guiado pelos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e a rotina de um jornalista roteirista já foram abordados nas lives. 

Para a coordenadora técnica da AgeCom, Vania Fortuna, é preciso que os alunos fiquem atentos durante esse período já que não é mais possível para um jornalista não atuar em ambiente virtual. “É uma tendência que será acelerada. Em todas as profissões, não só jornalistas. O aluno e profissional que não estiverem atentos a essas tecnologias se atrasarão. É preciso saber atuar efetivamente com essas tecnologias e com essas ferramentas. É um caminho sem volta”. 

Para saber mais informações das lives basta acessar o site da universidade: www.uva.br e clicar na parte de “eventos”. Ou fique de olho nas redes sociais do projeto. Instagram: @medialabuva e @jotauva.

Por Fabyane Melo, Fabyene Melo e Caroline Belo (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s