Os desafios da SECOM para montar um evento inédito em lives no Youtube

A Semana de Comunicação (SECOM) da Universidade Veiga de Almeida do campus Tijuca começa na segunda feira, dia 27 de abril. O evento que trará como tema principal a ‘Agenda 2030: Impactos e propostas na comunicação’ terá um grande diferencial na forma de apresentação: devido à necessidade de isolamento social, causada pela pandemia do Covid 19, o evento será completamente virtual, mudando a forma que era feito tradicionalmente pela faculdade com palestras presenciais. A SECOM Conecta, como é chamada pelos organizadores, será dividida em duas partes com o primeiro semestre sendo virtual e o segundo, presencial. Essa mudança trouxe vários desafios para professores e alunos envolvidos no projeto.

A estudante de Publicidade, Thamires Dias de Jesus Rocha, conta sobre as primeiras mudanças na estrutura do evento e como foi dividido o trabalho de todos envolvidos. “A estrutura do evento foi trabalhada no início para ocorrer em apenas uma semana de maneira presencial e quando precisamos mudar para online, resolvemos reduzir a quantidade de dias, focamos na divulgação em redes sociais e transmissão do evento via YouTube”

Thamires Dias de Jesus Rocha trabalha na primeira SECOM conecta (Foto: Thamires Dias)

Para os alunos organizadores, o evento sempre tem diversos obstáculos na montagem das palestras e, com o caso inédito de um evento virtual, novos desafios acabam surgindo diante do fato de ser tudo diferente. “Uma das dificuldades principais foi compreender tudo o que a nossa coordenadora nós passava devido ao grande fluxo de mensagens. Por conta disso, realizamos reuniões fora dos horários de aula e nos comunicamos de domingo a domingo”, conta Thamires.

Para dar conta de todo o projeto, a Secom conta com uma grande equipe, que fica sobre a responsabilidade de uma coordenadora, também aluna. Este ano, a organização de todos está sob os cuidados da estudante de publicidade Rafaella Domingues. “Ser coordenadora não é fácil, mas é muito bom conhecer todos, ver e ajudar aqueles que estão trabalhando. Acho que por ser aluna, eu consigo me comunicar melhor com os outros alunos por não ter a formalidade entre nós”.

Professora Ana Cristina Rosado está a 3 anos organizando a SECOM UVA da unidade Tijuca (Foto: Ana Rosado)

A frente do projetos há três anos, a professora Ana Cristina Rosado, afirma que todas as edições tem novidades e questões a serem resolvidas, mesmo com tanto tempo de experiência em organização de SECOM. “São vários os desafios, como integrar virtualmente as equipes, dividir as tarefas, treinar para as transmissões das lives, coordenar os palestrantes ao vivo, eu não conseguiria fazer nada disso sem os alunos altamente engajados”.

Ana Rosado ainda destaca a participação dos coordenadores dos cursos de Jornalismo, Luís Bittencourt e de Publicidade, Ediana Avelar na participação do projeto. “Eles são extremamente importantes porque são quem estão muito a frente desse projeto, eles estão trabalhando bastante nesse evento”.

A SECOM Conecta ainda conta com uma parceria com o jornal comunitário Voz das Comunidades na arrecadação de doações para levar cestas básicas para a comunidade do Complexo do Alemão.

O evento também conta com horas complementares para alunos que se inscreverem pelo aplicativo do Eventbrite. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da SECOM.

Por Guilherme Campos, Karolyne Caparelli e Lucas Moreira (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s