Consequências do COVID19 no sistema imunológico é alvo de pesquisa pelo Estado do RJ

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) chefia uma pesquisa que tem o intuito de checar a mudança na imunidade dos cidadãos do Rio de Janeiro com relação ao novo coronavírus. Essas atividades tiveram início nessa quinta-feira dia 30 de abril. O objeto central dessa empreitada será os pacientes assintomáticos, os quais os sintomas não se manifestam, em toda a região metropolitana. As coletas de amostras serão efetuadas até o dia 15 de maio, em diversas unidades de saúde.

Essa iniciativa tem o intuito de testar em torno de 1.800 pessoas, as quais tem ou tiveram a infecção viral, por meio de amostras do sangue colhidos durante o período de internação. Isso porque de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, a maior parte dos indivíduos contaminados pelo coronavírus não apresentam sintomas nenhum. Assim o secretário de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos exemplifica o objetivo dessa ação: “Sendo assim essa pesquisa poderá auxiliar na construção de melhores políticas de saúde pública, para que o estado lide melhor com a pandemia”.

O propósito dessa ação é investigar se existe anticorpos de memória (IgG) ou da fase aguda (IgM), o que verificaria se há ou não proteção contra o coronavírus. Tudo isso através de amostras de sangue colhidas por testes rápidos. Após a infecção o corpo começa a tentar produzir anticorpos em resposta ao ataque do vírus, assim a pesquisa é iniciada depois desse momento. Desta forma se o exame para IgM (aguda) for positivo, é plausível que o indivíduo ainda esteja infectado, assim não sendo considerado imunizado.

Contudo, em caso de resultado positivo para IgG (memória), isso mostrará que o paciente já contraiu o coronavírus e que provavelmente estará resguardado contra o vírus, mesmo que seja assintomático. “Os assintomáticos da COVID-19 são uma realidade difícil de dimensionar, mas fundamentais para traçarmos um perfil epidemiológico do Rio de Janeiro”, explica Edmar Santos.

Por Lucas Gomes Teixeira (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s