Pesquisa: inscrições no PIC UVA caem 15% em 2020

Os Projetos de Iniciação Científica (PICs) têm sido cada vez mais procurados por estudantes que buscam maior experiência acadêmica, envolvendo-se em trabalhos de pesquisa e escrita. Apesar disso, depois de três anos seguidos de aumento nas inscrições, o PIC UVA do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) registrou uma queda de 15% no número de projetos, passando de uma média de 270 para 230 pesquisas.

As inscrições do PIC foram abertas em outubro de 2019 e ficaram abertas até o dia 15 de abril. Para o professor Cristiano Bertolossi, coordenador do PIC UVA, essa queda se deve à pandemia do COVID-19. “Este ano está atípico. Nada impactante, visto nossa situação no momento, mas estamos vendo isso como um ótimo resultado”, afirma.

Para participar é necessário estar matriculado em uma graduação ou curso tecnólogo na UVA e manter um currículo Lattes atualizado na base do CNPq. Todo o processo é divulgado através dos professores e do portal do aluno. O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa e inovação, e conta com apresentações abertas ao público em geral.

Orientados por professores, os participantes desenvolvem a pesquisa durante todo o ano e apresentam à uma banca avaliadora, que premia os melhores ao fim do período. Estes, então, podem ser submetidos para participação em eventos acadêmicos externos.

Os projetos de iniciação científica costumam ser o primeiro contato de muitos alunos no campo da pesquisa (Foto: Arquivo pessoal/Caroline Belo)

Bertolossi indica que a participação de alunos em congressos possibilita um maior contato com projetos de outras pessoas. “Esse tipo de evento possibilita aos participantes um amadurecimento acadêmico e profissional singular. É um momento ímpar para conhecer novas pesquisas e pesquisadores de outras instituições de ensino e planejar trocas de experiências. Nosso objetivo é fomentar a elaboração de pesquisa na graduação realizada pelo próprio aluno. Isso possibilita a apropriação sobre as temáticas da sua profissão e sobre o assunto que poderá abordar no Trabalho de Conclusão de Curso”, explica o coordenador.

Caroline conta que descobriu um universo novo no campo das pesquisas (Foto: Arquivo pessoal/Caroline Belo)

Para a estudante do 7º período de Jornalismo do Campus Tijuca, Caroline Belo, participar do projeto no ano passado foi uma experiência muito produtiva. “Eu me senti motivada e satisfeita. Com o PIC UVA eu descobri um universo totalmente novo, porque até então não tinha um contato próximo com pesquisas. Nele, eu passei a analisar assuntos, perspectivas e fatos por um ponto de vista acadêmico. Eu gostei tanto que vou buscar um mestrado no próximo ano, assim que eu me formar”, lembra.  

A professora do curso de Jornalismo, Maristela Fittipaldi, que orientou Caroline, conta que o processo de pesquisa do PIC UVA é parecido com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “É semelhante, mas com duração de um ano e um pouco menor, pois, como o próprio nome diz, é o início da prática de pesquisa científica. Procuramos dar caminhos, recortes, indicar bibliografia e propor reflexões para temas pelos quais se interessam ou com os quais têm afinidade. Na caso da Carol, os pontos de destaque foram a qualidade das reflexões e relações que estabeleceu entre cinema e jornalismo investigativo e o excelente texto”.

Além de Caroline, outros alunos também participaram do projeto no ano passado, que teve um aumento de 32% no número de inscrições em relação a 2018. Apesar da queda de 15% nas inscrições para esta edição, Bertolossi se mostra otimista. “Acredito que toda essa mudança em nossas vidas possa ter ampliado a noção da importância da pesquisa para todos nós, docentes e discentes. Isso torna o PIC UVA uma ferramenta de extrema importância. Nossos alunos ampliaram suas projeções de futuro e de pesquisa”, conclui.

Por Andressa Vianna, Gabrielle Bastos e João Henrique de Oliveira (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s