Prática de exercícios é essencial durante quarentena mas exige cuidados

A pandemia  do coronavírus vem transformando bastante a vida de toda a população. Por isso, a busca por novas tarefas para compor a rotina está cada vez maior. A prática de exercícios físicos é uma delas, além de fazer bem para o corpo, é ótima alternativa para se distrair. Porém cuidados devem ser tomados ao praticar qualquer tipo de atividade física, ainda mais quando feitos em casa. 

Para praticar exercícios físicos é de extrema importância ter a orientação de um profissional de educação física, caso não tenha, a chance de ser executado da maneira errada é grande, e pode acabar gerando lesões. Já as pessoas que optam por fazer estas atividades, a recomendação é que pratiquem com menos força e sempre procurarem fazer exercícios leves.

O professor de Educação Física, Denis Portela explica que existe maneiras adequadas para a prática em casa e que não se deve fazer as atividades de qualquer forma. “É necessário respeitar os próprios limites individuais. E também se certificando de que a fonte de informação desses exercícios seja um profissional de educação física formado é registrado no conselho”.

A Federação Internacional de Medicina Esportiva afirma que a prática de atividades físicas contribui muito para a manutenção da saúde. Apesar de se estar em meio a pandemia do covid-19, é de extrema importância ter uma rotina de exercícios e como esse período fez as pessoas ficarem com bastante tempo livre, a prática de exercícios dentro de casa se tornou comum, com aulas por vídeo conferência, pelo Instagram ou pelo YouTube. 

O Conselho Federal de Educação Física orienta para que este indivíduos continuem fisicamente ativos, mas que diminuam a intensidade das atividades. Morador do Grajaú, o universitário Guilherme Costa tinha parado os exercícios, se dedicando somente à faculdade e ao estágio, mas acabou mudando a rotina. “De início, só fiquei fazendo as tarefas da universidade e do estágio. Mas o meu irmão me incentivou a voltar a fazer alguns exercícios em casa”, afirma.

Apesar de ter voltado as atividades físicas em casa, Guilherme toma todos os cuidados para não tornar o que é um benefício em um problema. “Se fizer um exercício da maneira errada, ele pode lhe trazer lesões e até mesmo problemas mais sérios. Então, assistir lives, vídeos no Youtube e malhar junto da família pode ser o ideal para você se certificar que está fazendo do modo certo”, conta ele.

Por Bárbara Souza, Hélio Uchôa e Ingrid Marins (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s