Prefeitura inicia terceira etapa de vacinação contra gripe

A Prefeitura do Rio está realizando a última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Iniciada no último dia 18, a parte final do projeto visa vacinar professores de escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade, crianças de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres em pós-parto até 45. Campanha teve início dia 23 de março e já vacinou 1,4 milhão de pessoas.

A primeira etapa do projeto teve como foco atender idosos, profissionais da saúde e mães de recém-nascidos. Em um período que o surto do coronavírus estavam começando no país, a adesão à imunização foi grande. Sylvia Loureiro, de 31 anos, apresenta quadro diabético há 20 anos e procurou se vacinar o quanto antes com a sua filha, de 11 meses, no posto de saúde Heitor Beltrão. “Considero importante para todos. Procuro tomar todos os anos”, comenta a dona de casa.

O Posto de Saúde Heitor Beltrão tem conseguido manter o atendimento sem aglomerações (Foto: Douglas Barbosa)

A Prefeitura recomenda que as crianças sejam vacinadas nas unidades de saúde, para as gestantes, a aplicação ocorrerá em um dos três postos de drive thru, localizadas na Barra da Tijuca, Campo Grande e Ilha do Governador, de 9 h às 14 h. Já para os mais idosos, assim como o avô de Sylvia, Silvio Santos de Oliveira, de 86 anos e que se encontra acamado, a clínica da família local se disponibilizará de levar a imunização até a casa daqueles que não podem se locomover.

Na segunda fase do projeto, houve uma cobertura abaixo do esperado. Da meta de 404 mil pessoas a serem vacinadas, apenas 148 mil comparecerão(45%) dentre caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, pessoas com problemas crônicos e jovens de 12 a 21 anos. Para a próxima fase espera-se imunizar 1 milhão de pessoas dos grupos prioritários. Vale destacar que as pessoas alvo de outras fases da vacinação podem comparecer às unidades de saúde. A médica Laís Barbosa deixa algumas recomendações para os cidadãos que tomaram ou vão tomar a vacina:

Resumo das etapas de vacinação (Criação: Douglas Barbosa)

No total, serão 233 clínicas da família espelhadas pelo Rio para aplicação da vacina contra a gripe, funcionando de 8 da manhã às 5 da tarde. Além do drive thru já citados acima, a sede do Táxi Rio, na Cidade Nova também será um posto, das 10 h às 15 h. Algumas farmácias, como a Drogaria Venâncio da Av. Maracanã, 834, na Tijuca terá vacinações. É necessário ter um documento com foto em mãos para o procedimento. A campanha vai até o dia 6 de junho.

Cartaz com recomendações em porta de drogaria (Foto: Douglas Barbosa)

Por Douglas Barbosa (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s