Idosos sofrem mais com o isolamento social

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade em geral. Aprender a lidar com o isolamento social para evitar o contágio, por exemplo, pode ser bem complicado para certas pessoas, principalmente para quem está na terceira idade. Apesar de muitos tratarem como teimosia a rejeição do isolamento por alguns idosos, essa questão pode não ser tão simples assim.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia e vice-presidente do Coffito(Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Dra. Ana Carla Nogueira, para indivíduos com essas características, rejeitar o isolamento social não é apenas uma questão de teimosia, é um aspecto muito mais intrínseco. “A pessoa idosa tende a fazer escolhas e buscar por relações sociais mais próximas e significativas que gerem bem-estar e satisfação com a vida. Ao precisar permanecer sozinha, a sua principal motivação fica fragilizada”, afirma Ana Carla.

Esse foi o caso de Nicéia Souza, de 77 anos, que por causa da pandemia precisou fechar o seu ateliê, principal fonte de renda e atividade que ocupava grande parte do seu tempo. Além disso, no momento não pode ir a sua Igreja, pois também está fechada devido a pandemia. “Tive que fechar minha loja, não posso ir à Igreja, não posso mais sair. Minha rotina mudou radicalmente. Parou”, acrescenta.

A realidade vivida por Dona Nicéia na quarentena, infelizmente é bem comum, inclusive antes da pandemia, sendo apenas agravada durante esse período. A solidão, o excesso de informação que gera pânico, a falta de rotina que acarreta em confusão seguida de ansiedade, são fatores que dificultam muito o isolamento social para os idosos. 

A Tijuca, por sua vez, é um dos bairros com a maior concentração de idosos da cidade do Rio de Janeiro. Isso é o que apontam os dados do último censo do IBGE, realizado em 2010. O levantamento mostrou que, nessa época, a região administrativa da Tijuca, da qual também fazem parte os bairros da Praça da Bandeira e Alto da Boa Vista, possuía uma população de 163.805 moradores, dos quais 39.351 eram idosos.

Dados recentes do “Painel Rio Covid-19” mostram que desde o dia 29 de fevereiro, data em que foram identificados os primeiros casos do Covid-19 no bairro da Zona Norte, até 16 de junho, contabilizou-se 1.524 casos confirmados e 146 óbitos. Do total de infectados, 562 eram idosos, ou seja, um total de aproximadamente 37%.

Os dados do painel também apontam que a média de idade das pessoas infectadas pelo vírus na cidade, é de 50,2 anos, sendo a Tijuca o bairro com maior média de idade entre os infectados de todo o município, com 54,1 anos. Esses dados deixam claro a importância do isolamento social e de outras medidas de prevenção para os idosos, mas também não se pode esquecer do cuidado necessário para preservar a saúde mental dos mesmos.

Para a Dra. Ana Carla, a família pode exercer um papel fundamental nesse processo. Organizar a rotina, levar informações claras e objetivas, realizar atividades que estimulem a cognição e escutar suas angústias, podem ajudar a passar por esse enfrentamento com saúde.

Há também o caso dos que não vivem com a família e segundo a especialista, a maioria dos idosos que vivem sozinhos estão em processo de fragilização, o que os tornam mais vulneráveis nesse momento. “É crucial para eles compreenderem as tecnologias a sua volta e a Terapia Ocupacional, além de auxiliar nas questões que envolvem o envelhecimento, busca promover a inclusão digital e instrumentalizar os idosos para o uso dos inúmeros aplicativos e funções dos smartphones”, completa a terapeuta.

Por Igor Gomes (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s