Maracanã celebra 70 anos com iluminação especial, histórias de ídolos e homenagens

O templo sagrado do futebol completou 70 anos nesta terça-feira (16/6). Para celebrar a data que traduz essa linda história repleta de gols e emoções, o Maracanã ganhou uma iluminação especial que fez alusão não só a dupla Fla-Flu, atual gestora do estádio, mas também ao Estado do Rio de Janeiro e aos profissionais de saúde que trabalham incansavelmente na luta contra a Covid-19.

A Banda Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro também prestou homenagem ao estádio em frente à Estátua do Bellini, localizado na entrada principal do estádio. Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier também parabenizou o Estádio Jornalista Mário Filho.

Das 18h às 19h e das 20h às 22h, o Maracanã esteve iluminado em preto e vermelho (setores Norte e Leste) e verde, branco e grená (setores Sul e Oeste). “As cores representam o orgulho que Flamengo e Fluminense sentem por serem os gestores do estádio nesta ocasião”, afirmaram os rivais em nota. Das 19h às 20h, simultaneamente com o Cristo Redentor, o Maracanã ficou todo azul, cor que simbolizou os trabalhadores da área de saúde e também o Estado do Rio de Janeiro.

Ídolos comemoram a data

Maior artilheiro do templo do futebol com 334 gols, Zico não deixou a data passar em branco. “Tive grandes momentos nesse palco tanto como torcedor, quanto como jogador. Que o Maracanã continue sendo a alegria do povo e que perdure por muitos e muitos anos. Feliz daquele que tem história para contar no maior estádio do mundo”, disse o Galinho de Quintino, ídolo da história do Flamengo em depoimento nas redes sociais.

Do passado ao presente, o Maracanã também recebeu felicitações do atacante Fred, do Fluminense. Segundo maior artilheiro do estádio após sua última grande reforma, o camisa nove tricolor lembrou nas redes sociais de grandes momentos que viveu com a camisa do time carioca e também com a da Seleção Brasileira no estádio. “Falar do Maracanã é motivo de muito orgulho e me deixa muito nostálgico. Eu sempre tive o sonho de jogar no templo mais sagrado do mundo, e eu tive a honra e o prazer de escrever capítulos importantes dessa história”, celebrou Fred.

Autor mais de mil gols na carreira, Túlio Maravilha anotou muito de seus tentos com a camisa do Botafogo no gramado do Maracanã. Para comemorar o aniversário do estádio, o atacante relembrou um de seus gols mais emblemáticos no estádio em um vídeo publicado nas redes sociais. “Na Libertadores de 1996, quando Botafogo recebeu o Universidad Católica do Chile e já vencia a partida por 3 a 1, recebi um cruzamento dentro da área e sem goleiro. Sabe o que fiz? Cheguei em cima da lima, dei uma virada e fiz o gol de ‘tuletra’, uma mistura de Túlio com letra. Foi um gol inesquecível para mim”, contou o ídolo alvinegro na década de 90.

Já Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, demonstrou todo carinho que tem pelo estádio onde começou sua carreira, fez seu primeiro gol com a camisa do Vasco e recebeu o apelido que carregou durante toda sua trajetória no futebol. “Obrigado, Maracanã, por me proporcionar e me dar condição de ser o jogador que fui. O coração batia muito forte quando eu entrava em campo e depois eu me sentia em casa. Parabéns pelos seus 70 anos”, disse o ex-jogador nas redes sociais.

Inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo do mesmo ano, o estádio já hospedou diversos jogos históricos e, por ter sido a casa dos quatro grandes clubes do Rio por um bom tempo, também acumulou ídolos que desfilaram pelos seus gramados. O Maracanã foi palco das finais das Copas do Mundo de futebol de 1950 e 2014, além de ter sido a principal arena nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e das Olimpíadas de 2016.

Por Ivaldo Lobato (Oficina Multimídia Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s