Cursos online de desenho incentivam o desenvolvimento de novas habilidades

A pandemia fez com que os brasileiros arranjassem maneiras para se entreter em casa, já que sair não é mais uma opção. Muitos resolveram aprender novas habilidades como cozinhar, reformar, costurar e até mesmo desenhar. No caso do desenho, além de exigir materiais simples, como lápis e papel, traz diversos benefícios como criatividade, percepção e expressão. Assim, desenhar tornou-se uma ótima maneira de passar o tempo com algo que agrega conhecimento. Há muitos cursos online sendo oferecido e ainda uma série de grupos em redes sociais e canais no Youtube voltados para o assunto.

Mônica Lopes, professora de Design Gráfico e ilustradora, conta que, com a pandemia, teve que se reinventar para conseguir levar conteúdo de qualidade aos seus alunos. Dona do canal do Youtube chamado IlustrAqui, começou a divulgar seus vídeos para poder ajudar a quem estivesse em casa e quisesse aprender mais sobre desenhos. “Sentir que estou ajudando e levando conhecimento paras as pessoas me fez muito bem. Aos poucos percebi que muitos têm vontade de aprender a desenhar mas não tem acesso à universidade e que meus vídeos podem servir como uma ferramenta de aprendizado para esses”, diz Mônica.

Ela conta que não são necessários muitos materiais para conseguir acompanhar seus vídeos, apenas lápis, borracha, papel e, em alguns casos, esquadros e lápis de cor. “Tentei trabalhar com coisas bem básicas já que até meus alunos não tiveram tempo de comprar materiais antes da pandemia”, destaca a professora.

O desenho sempre esteve presente na vida de muitas pessoas, porém com as inúmeras obrigações do dia a dia, esse hobby foi deixado em segundo plano. Para Thais Stefano, estudante de arquitetura de 21 anos, o tempo disponível na quarentena foi uma oportunidade para resgatar esse antigo gosto pelo desenho. “Me faz muito bem e me sinto mais leve ao desenhar. Parece que consigo colocar todos os meus sentimentos para fora”, declara.

A internet se tornou uma grande aliada para quem resolveu aprender novas habilidades ou voltar a praticar coisas que a correria do cotidiano não deixavam. Existem diversos canais no Youtube, contas em redes sociais e cursos que estão voltados para o ensino durante a pandemia. “Eu pego inspirações para os meus desenhos no Pinterest“, conta Thais. Desse modo, para amenizar todas as dificuldades e estresse causado pela pandemia, é possível considerar o desenho como uma forma de descontração e aprendizado.

Por Thainá Frazatto (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s